quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Wong Kar Wai para completistas

WKW

Tenho de confessar que eu fico obcecado com as coisas facilmente. Então quando descobri o cinema de Wong Kar Wai (fui um fã tardio, eu sei) me enfiei de cabeça para ver absolutamente tudo o que ele tinha feito. E descobri várias surpresas simpáticas no caminho.

A primeira foi Cinzas do Passado (1994), o longa-metragem de lutas marciais que estava meio esquecido. Quase todas as versões em DVD estão fora de catálogo, mas a remontagem Redux (que foi exibida na Mostra de São Paulo, inclusive) deve resolver esse problema logo mais.

Mas há peças mais obscuras. A primeira é wkw/tk/1996@7'55"hk.net (1996), um curta-metragem feito por encomenda do estilista japonês Takeo Kikuchi (e com fotografia de Christopher Doyle, parceiro constante de Kar Wai). Graças a uma boa alma, o vídeo está no YouTube:



Depois, em 2000, o diretor fez uma homenagem aos astros esquecidos do cinema chinês no curta Hua Yang De Nian Hua. Esse chegou a ser lançado oficialmente em DVD como bônus da edição que a Criterion Collection fez para Amor à Flor da Pele. E também está na web.

Entre os curtas de Wong Kar Wai, o mais famoso é The Follow, lançado dentro da série The Hire – uma série de filmes pequenos bancados pela BMW em 2000 e 2001. O elenco tem Clive Owen, Adriana Lima (falando português), Mickey Rourke e Forest Whitaker. Esse trabalho foi inicialmente lançado na internet, mas depois também saiu em DVD. Atualmente está indisponível por meio de fontes oficiais, mas...



O DJ Shadow teve o privilégio de escalar Kar Wai para direção do vídeo de "Six Days", faixa lançada no álbum The Private Press (2002). Como se não bastasse, o clipe ainda tem o ator Chang Chen, de O Tigre e o Dragão (dirigido por Ang Lee em 2000).



A série de curtas-metragens continuou em Eros (dividido com Michelangelo Antonioni e Steven Soderbergh em 2004) e Cada Um Com Seu Cinema (2007, com outros 36 diretores, encomendado para comemorar os 60 anos do festival de Cannes). Essas duas compilações não são raras e estão disponíveis em DVD no Brasil.

Voltando ao cinema patrocinado o diretor lançou There's Only One Sun em 2007. O filme foi pago pela Philips, que queria divulgar sua série Aurea de televisões.



Até aí, tudo bem. Só que antes de assumir a direção, Wong Kar Wai era roteirista. Ele escreveu 13 filmes, dirigidos por várias pessoas. O primeiro foi Once Upon a Rainbow (1982), de Agnes Ng, mas o mais conhecido é provavelmente Final Victory (1987) – indicado a 11 prêmios, incluindo o de melhor roteiro, no Hong Kong Film Award do ano seguinte.

Nesse meio tempo, a maior das surpresas: Wong Kar Wai escreveu DOIS filmes de terror! São as duas partes de The Haunted Cop Shop, lançadas em 1987 e 1988. O primeiro volume foi postado integralmente no YouTube:



A lista não acaba nunca. Tem os comerciais que o diretor fez para a Dior, Motorola, Lacoste...

[Originalmente publicado no With Lasers, em 4 de novembro de 2008]

Um comentário: