sábado, 31 de janeiro de 2009

Joyû-rei aka Don't Look Up aka Ghost Actress (1996), Hideo Nakata



Quando eu soube que o Fruit Chan, um dos meus diretores preferidos de Hong Kong, ia refilmar um terror do Hideo Nakata, fiquei doido. Infelizmente passei muito tempo procurando Joyû-rei (inédito no Brasil e lançado como Don't Look Up nos cinemas norte-americanos), mas sem sorte. Descobri que ele também era conhecido como Ghost Actress, só que a informação não me ajudou em nada.

Semanas se passaram, até que finalmente cruzei com um arquivo do filme na web. Ele estava esquecido em um desses RapidShare, postado por algum fã de terror.

Agora o filme - que nunca saiu em DVD - ganhou uma versão não oficial no formato. Está lá no Mininova, já com legendas em inglês. Ou você pode pegar o torrent aqui.

Não é o Cidadão Kane do horror japonês, mas é interessante. Foi a primeira tentativa de Nakata no gênero - pelo menos em um longa-metragem, já que antes ele havia feito a antologia Curse, Death & Spirit, com três histórias curtas. E depois o cara fez os clássicos O Chamado (tanto os originais quanto os remakes norte-americanos) e Dark Water (depois refeito por Walter Salles, nos EUA).

Don't Look Up conta a história de um diretor assombrado por imagens que ele viu na TV quando era criança. Ao rodar um filme, as mesmas imagens começam a surgir nos negativos - e logo uma maldição antiga ressurge para perturbar a equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário