quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Confusão no terror asiático lançado no Brasil



Assistir a um filme em casa deveria ser simples. Você escolhe o filme, compra ou aluga e assiste, certo? Depende. Se você gostar de terror asiático a coisa pode ser mais complicada. As distribuidoras de home video costumam castigar os fãs brasileiros desse gênero.

Caso 1: vamos supor que você goste dos Pang Brothers, os gêmeos nascidos em Hong Kong que deram um gás no horror recente. O básico da dupla é a série The Eye, que tem um cronologia simples: The Eye (2002), The Eye 2 (2004) e The Eye 10 (2005). O mais confuso é que o terceiro se chama "10", mas isso tem relação com o enredo do longa.

Aí você vai procurar as edições nacionais. De cara, a mais fácil de achar é Visões, da Playarte. OK, deve ser o primeiro... Mas não é. Visões é The Eye 2. Já Visões 2, é The Eye 10. E onde foi parar o primeiro filme da série? Em outro distribuidora, a Paris Filmes. E se chama The Eye - A Herança. Resumindo, a ordem das edições nacionais é The Eye - A Herança, Visões e Visões 2.

Ah, e cuidado para levar O Olho do Mal, que é um remake do primeiro filme, estrelado pela Jessica Alba.

Parece até o norte-americano The Evil Dead (1981), que no Brasil se chamava A Morte do Demônio e tinha a continuação (The Evil Dead II, de 1987) chamada Uma Noite Alucinante 2.



Voltemos aos asiáticos. Caso 2: você viu Imagens do Além (2008), estrelado pelo Joshua Jackson (o Pacey, de Dawson's Creek), e ficou com vontade de ver o original tailandês. Os dois longas se chamam Shutter em inglês. No Brasil, ganharam títulos diferentes. O made in USA ganhou o nome que eu citei acima, o da Tailândia é Espíritos - A Morte Está a Seu Lado (2004).

Até aí nada demais. Só que se você gostar muito do filme, vai acabar notando que ao lado dele, na locadora, há um Espíritos 2 - Você Nunca Está Sozinho (2007). Uau, uma continuação! É até dos mesmos diretores, Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom. Você começa a assistir e... Não tem relação alguma com o primeiro!

Isso é porque Espíritos 2 não é continuação de coisa alguma. É um outro filme - sem relação com o Shutter tailandês - chamado Alone. Mais uma vez a responsável pela confusão é a Playarte.

Terror de verdade é isso aí, infelizmente.

[Originalmente publicado no With Lasers, em 24 de janeiro de 2009]

2 comentários:

  1. Oi Paulo,tudo bem?
    Andei fazendo umas pesquisas on line,sobre a influência do cinema asiático na cultura ocidental,e caí no teu blog.Andei lendo o conteúdo,e me interessei pela sua opinião sobre o assunto.Vou gravar um podcast sobre este assunto gostaria de participar?
    meu email é angelica.hellish@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro os filmes de terror asiáticos. Depois deles nunca mais consegui assistir as porcarias que os americanos produzem. Não sei como pode existir pessoas que se assustem com piadas como "O Exorcista", "O Bebê de Rosemary", etc.

    ResponderExcluir