terça-feira, 29 de junho de 2010

CCBB promove mostra com todos os filmes de Yasujiro Ozu



Uma ótima notícia para os fãs de cinema japonês: o Centro Cultural Banco do Brasil vai promover uma mostra completíssima dos filmes de Yasujiro Ozu. Olha só:

EMOÇÃO E POESIA: O CINEMA DE YASUJIRO OZU - retrospectiva completa de um dos maiores diretores da história do cinema. CCBB São Paulo - 30 de junho a 25 de julho. CCBB Rio de Janeiro – 27 de julho a 22 de agosto.

Pela primeira vez na América Latina, uma retrospectiva completa do cineasta Yasujiro Ozu, com projeções em película. A mostra Emoção e Poesia: o Cinema de Yasujiro Ozu, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em parceria com a Fundação Japão no Brasil, exibirá todos os 35 filmes do diretor japonês disponíveis hoje, alguns inéditos – 32 longas, 2 curtas e um média metragem - com todas as suas fases criativas, desde os primeiros filmes mudos até os últimos trabalhos.


E não é só isso: o evento terá outros atrativos.

Serão realizados um debate com Carlos Augusto Calil, em São Paulo, e uma masterclass com o Prof. João Luiz Vieira, no Rio; além de apresentações de Benshi – filme mudo com narração da especialista Angela Nagai, acompanhada por músicos que tocamokoto e shamisen, instrumentos tradicionais japoneses, nas duas cidades. A curadoria da mostra é de Arndt Roskens e Tatiana Leite. A mostra também apresenta quatro filmes de importantes diretores que homenageiam o mestre Ozu: Tokyo-Ga, de Wim Wenders, Cinco Dedicados a Ozu, de Abbas Kiarostami, 35 Doses De Rum, de Claire Denis, e Hanami – Cerejeiras em Flor, de Doris Dörrie.


Segundo o release da mostra, "poucos filmes do cineasta foram distribuidos no Brasil. Sem cópias disponíveis, algumas de suas obras eram tidas como perdidas até que, recentemente, os negativos foram recuperados no Japão, pela produtora Shochiku". Então, assim chegam ao cinema brasileiro pela primeira vez filmes como A Mulher e a Barba (1931), Onde Estão os Sonhos de Juventude (1932) e A Delinquente (1933).

Você pode ver a programação de Emoção e Poesia no site do CBBB: São Paulo, que começa amanhã (a do Rio de Janeiro ainda não está lá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário