terça-feira, 19 de janeiro de 2010

China troca Avatar por Confúcio



A China tirou Avatar de todas as salas onde o filme estava sendo exibido em 2D para estrear Confucious, estrelado por Chow Yun-Fat. Parece que o governo chinês está preocupado em proteger o mercado local.

Avatar é o filme que mais faturou na história do país de Mao: foram US$ 76 milhões, sendo que 64% disso veio das exibições em 3D (que devem continuar).

O ano passado foi muito bom para a indústria do cinema na China: o mercado cresceu em 44%, sendo que em 2008 essa porcentagem ficou em 27%.

Especificamente em Hong Kong, o crescimento foi bem menor: 6%. E mais: entre os dez filmes mais vistos por lá, apenas um foi produzido localmente. All's Well, Ends Well, de Vincent Kok, ficou em oitavo lugar.

Um comentário:

  1. É um fato muito curioso. Na China ou Hong Kong (eu ainda separo os dois), nota-se que filmes locais dificilmente atingem o topo das bilheterias. Isto é frequente. Algo muito semelhante ao que ocorre no Brasil.

    E pelo mundo afora, a maioria das pessoas criaram a imagem do cinema de Hong Kong unicamente pelos "filmes de Kung Fu" ou astros como Jackie Chan e Jet Li, que não são propriamente os atores mais populares na China.

    ResponderExcluir