quarta-feira, 26 de maio de 2010

Gothic & Lolita Psycho: coisas que só o Japão faz por você



Mais um caso de "coisas que só o Japão faz por você": Gothic & Lolita Psycho.



O diretor Go Ohara (Geisha vs Ninjas) mistura gore, ação e as lolitas góticas em um só filme.

[via Twitch]

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Uncle Boonmee leva a Palma de Ouro em Cannes



No que o El País chamou de uma vitória "grotesca", o diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul levou a Palma de Ouro pelo filme Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives, em Cannes.

"[O filme] nos surpreendeu desde o primeiro momento", disse o presidente do júri, Tim Burton. "É diferente de qualquer outra coisa e, desde que o vimos, ele ficou conosco."

Uncle Boonmee conta a história de um homem que, à beira da morte, encontra o espírito da mulher. Depois disso, ele passa a ter lembranças de vidas passadas.

O sul-coreano HaHaHa, de Hong Sang-soo, foi o vencedor na mostra Un Certain Regard. O longa mostra uma viagem de dois amigos, um crítico e um diretor novato de cinema.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Versão cinematográfica do mangá Boys on the Run chega aos EUA



Boys on the Run, o mangá transformado em filme pelo diretor Daisuke Miura, conta a história de um cara tímido que, aos 29 anos, ainda e virgem e se masturba compulsivamente. Com uma chance de se aproximar de uma companheira de trabalho, ele acaba se envolvendo em uma luta (e, para isso, precisa começar a treinar boxe).

O longa estreou em janeiro no Japão, mas agora chega aos EUA no festival New York Asian Film Festival, dentro da mostra Japan Cuts: Festival of New Japanese Film.

Não há previsão de que Boys on the Run chegue ao Brasil, mas você pode ler o mangá - em inglês - neste link.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Veja três cenas de Outrage, o novo de Takeshi Kitano



Como Outrage, o filme que marca a volta de Takeshi Kitano aos violentos filmes de máfia japonesa, está em Cannes, mais cenas apareceram na internet.

A primeira mostra alguém sendo espancado:


A segunda é um diálogo com Kitano nervosinho, mas levando a pior:


A terceira é uma conversa ameaçadora de Takeshi Kitano com uma vítima (que, pelo que vemos, vai se dar muito mal...):


Se você nunca viu os filmes de máfia do Kitano, aproveite que o YouTube ainda não apagou: a íntegra de Brother, Violent Cop e Boiling Point.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quadrinhos adultos de Yoshihiro Tatsumi chegarão ao cinema em 2010



Yoshihiro Tatsumi, um dos mais importantes integrantes da onda que redefiniu as histórias em quadrinhos adultas no Japão, nos anos 70, chegará ao cinema em breve. A animação Tatsumi, do diretor Eric Khoo, está em produção em Singapura.

O longa será composto por diversas histórias curtas. Tatsumi é criador da expressão gekiga, que passou a definir um estilo japonês de HQs dramáticas. O quadrinista hoje é chamado de "o Crumb japonês" (mais pelo rompimento que a arte causou no mundo dos mangás) e até "o Will Eisner do Oriente" (pela semelhança narrativa).

Nos último anos a obra dele ganhou mais antenção. Nos EUA, uma série de livros de luxo lançada pela Drawn & Quarterly (e editada por Adrian Tomine) já colocou no mercado títulos como Abandon the Old in Tokyo, The Push Man and Other Stories e A Drifting Life. Por aqui, a Zarabatana Books lançou Mulheres, em 2007 (mesmo ano em que a FIQ, de Belo Horizonte, trouxe originais do artista para uma exposição).

Tatsumi deve ser exibido pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema de Tóquio, em outubro.

terça-feira, 11 de maio de 2010

A participação asiática em Cannes 2010



Dez dos 37 filmes da edição 2010 do festival de cinema de Cannes são asiáticos. Desses, cinco estão na mostra principal (clique nos títulos para ver os trailers):

  • Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives (Tailândia);

  • Poetry (Coreia do Sul);

  • The Housemaid (Coreia do Sul);

  • Outrage (Japão);

  • Chongqing Blues (China).

    Na Un Certain Regard estão:

  • Udaan (Índia);

  • Ha Ha Ha (Coreia do Sul);

  • R U There (de diretor belga, mas passado em Taiwan);

  • Hai Shang Chuan Qi (China);

  • Chatroom (Japão/Inglaterra).

    Outrage é a volta de Takeshi Kitano ao cinema violento. Chatroom é uma aventura cibernética do diretor Hideo Nakata (de O Chamado original). The Housemaid é um remake do clássico do diretor Kim Ki-young, lançado em 1960.

    O site do The Wall Street Journal tem detalhes sobre todas essas produções, mais as participações asiáticas nas mostras paralelas.
  • segunda-feira, 10 de maio de 2010

    Devil's Flower corre atrás do sucesso de Crepúsculo



    Ao ver o trailer acima, do filme russo Devil's Flower, você vai se lembrar de um sucesso do tipo "vampiros-adolescentes".

    E foi tudo planejado! Segundo o Twitch, o filme usa os mesmos dubladores russos de Crepúsculo, o esquema de cores foi alterado para lembrar a saga e até o pôster é parecido com o de Eclipse.

    O Twitch tem uma tradução para o inglês das falas do vídeo.

    A estreia do filme está marcada para 16 de setembro, na Rússia.

    quarta-feira, 5 de maio de 2010

    Vice explora o mundo do cinema norte-coreano (veja!)

    Outro dia eu escrevi sobre Pulgasari, o filme "tipo Godzilla" do líder norte-coreano Kim Jong-il. Pois a revista Vice norte-americana fez um mini-documentário, North Korean Film Madness, sobre as peculiaridades do cinema da Coreia do Norte:



    É bem legal, apesar da visão ser 100% Tio Sam e ter muita coisa reaproveitada de um vídeo anterior sobre o país.

    Tem uma entrevista com a Choi Eun-hee, atriz de Pulgasari, falando sobre o sequestro dela e do diretor Shin Sang-ok, forçados a fazer filmes para Jong-il.

    A série The Vice Guide to Film tem outro volume dedicado ao cinema asiático (ok, parcialmente asiático...): Russian Parallel Cinema.

    Monga: chega a vez de uma máfia taiwanesa



    Não, o Monga do título não tem a ver com a macaca dos parques de diversão brasileiros. É um bairro central em Taipei, em Taiwan, onde nasce uma gangue jovem, no final dos anos 80.

    Monga, o filme, é sobre o sonho desses jovens: o de virar uma máfia, ao estilo das tríades de Hong Kong. A produção tem sido elogiada.

    A estreia de Monga foi em 5 de fevereiro, em Taiwan, chegando a Hong Kong em 15 de abril.

    segunda-feira, 3 de maio de 2010

    Josie Ho: a estrela de Pang Ho-cheung em Dream Home



    O site da revista Time Out de Hong Kong tem um perfil breve mas interessante da atriz Josie Ho, estrela de Dream Home, do diretor Pang Ho-Cheung (Exodus, Isabella).

    Mais famosa por ser filha do empresário Stanley Ho, dono de cassinos em Macau, Josie também é produtora do filme. "Fizemos uma pesquisa com nossos distribuidores internacionais e descobrimos que o terror é o gênero mais vendido de todos os tempos", explica Josie sobre o estilo de Dream Home.

    Depois de citar como referências os clássicos gore Ichi the Killer (de Takeshi Miike) e Story of Ricky (de Lam Ngai Kai), ela ainda diz que a equipe conseguiu fazer um filme "perturbador", digno de orgulho para Hong Kong. "Depois de ver este filme, acho que o público ficará orgulhoso do nosso cinema."

    Dream Home conta a história de uma secretária que vive pressionada pelos valores de uma família tradicionalista (e ainda tem de lidar com o namorado mau-caráter). Ao enfrentar os altos preços dos imóveis de Hong Kong, ela tem um surto psicótico e passa a matar para tentar conseguir o tal "lar dos sonhos" do título.

    O filme estreia em 13 de maio, em Hong Kong.

    MAIS

  • Leia a íntegra de "Josie the killer", na Time Out - Hong Kong.