quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pulgasari: o Godzilla de Kim Jong-il



Quando você pensa em Kim Jong-il, o querido líder da Coreia do Norte (que - surpresa! - nasceu na Rússia), você pensa em filmes de monstro? Provavelmente não. Durante anos ouve-se dizer que o governante é um cinéfilo, totalmente devoto de Hollywood. Tanto que até se arriscou a fazer cinema!

A história é fantástica. A atriz sul-coreana Choi Eun-hee teria sido sequestrada e levada para a Coreia do Norte, em 1978. O ex-marido dela, o diretor Shin Sang-ok, resolveu investigar o ocorrido e teria acabado sendo levado também.

Lá, os dois supostamente foram forçados a fazer filmes (mas só depois de alguns anos tentando fugir e, por isso, passando um tempo na cadeia). Seria uma tentativa de estabelecer uma indústria desse tipo no país. Sang-ok mais tarde viria a dizer que "odiava o comunismo", mas que teria fingido o contrário para não irritar Jong-il.

Kim Jong-il queria ideias novas. Para ele, o cinema da Coreia do Norte não mostrava nada novo, tudo era igual (o que nos leva à pergunta: não é isso que o comunismo busca?). O caminho para a mudança era, claro, ele mesmo: o líder ajudou a escrever o roteiro do longa-metragem Pulgasari, de 1985.

Pulgasari é um monstro ao estilo Godzilla - mas tem o mesmo tamanho dos humanos. Um dos atores que havia "interpretado" seu similar japonês foi contratado para vestir a fantasia. Inicialmente, o bicho é um aliado do povo - mas depois se vira contra ele, em uma fúria descontrolada.

Muita gente acha que é uma metáfora sobre "o monstro do capitalismo", mas o roteiro é tão confuso que é difícil afirmar com certeza. Tente você mesmo descobrir, assistindo abaixo à íntegra do filme:



A história do diretor Sang-ok na Coreia do Norte é contada em detalhes neste artigo do Guardian. Vale a pena ler.

Filme retrata turismo sexual em Bali e causa polêmica



Polêmica na Indonésia: o diretor Amit Virmani retratou o dia-a-dia dos "beach boys" de Bali, rapazes que frequentam as praias locais e oferecem companhia (e muitas vezes sexo) aos turistas, no documentário Cowboys in Paradise. Mas depois do debate aberto pelo filme, as autoridades prenderam 30 homens, acusados de prostituição.

Virmani nega que a intenção do filme tenha sido expor a situação como um problema, mas o governo local optou por "limpar" as praias.

Agora o debate é: o que os rapazes de Bali oferecem é mesmo prostituição? Eles alegam que não. Os políticos dizem que sim. E o diretor de Cowboys diz que só queria dar profundidade àqueles personagens tão peculiares.

Virmani, que mora em Singapura, também está sendo atacado pelos indonésios. Os garotos da praia acham que o documentário distorceu o que eles realmente fazem, enquanto o governo diz que o diretor não tinha os documentos necessários para filmar em Bali.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aftershock mostra o drama depois de terremoto histórico na China



Este eu vi no Twitch: o blockbuster chinês Aftershock conta a história de uma garotinha que, depois do terremoto de Tangshan, em 1976, tem dificuldades de relacionamento com a mãe.

O terremoto em questão foi o maior, em termos de mortes, do século XX: foram 240 mil mortos, mais cerca de 165 mil feridos.

A ideia é que o filme seja exibido no IMAX e, para isso, o diretor Feng Xiaogang (If You Are the One, Cell Phone, The Banquet) teve um orçamento entre US$ 10 e US 25 milhões.

Aftershock deve estrear na China no fim de julho.

Trailer de Big Tits Zombie 3D junta "sushi erótico" a strippers e zumbis

Nunca um trailer juntou tantos elementos: de zumbis a strippers, de sushi erótico a ping-pong e samurais. Aqui está a prévia de Big Tits Zombie 3D:



De Takao Nakano, diretor que nos deu Sexual Parasite: Killer Pussy e a série ExorSister.





Um talento ímpar...